O sistema de embreagem, presente nos carros equipados com câmbio manual, existe para fazer a ligação entre o sistema de transmissão (câmbio) e o motor em movimento. Ele é fundamental para colocar o carro em movimento e por isso alguns cuidados são importantes para não ter desgaste prematuro, confira:

1- Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Esse hábito causa desgaste prematuro no conjunto.
2- Em uma rampa ou ladeira, não segure o carro pisando no pedal da embreagem. Use sempre o freio de mão.
3- Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor, fazendo com que o sistema trabalhe suavemente.
4- Quando o carro estiver parado no trânsito pesado o veículo pode ficar em ponto morto, com o motorista com o pé no freio ou com o freio de mão puxado.
5- Evite arrancar com o carro em segunda marcha. Procure sempre utilizar a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro.
     

A correia dentada é muito importante para o funcionamento do motor, é ela que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, fazendo com que eles se sincronizem. Ela também é responsável por fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento certo. O fato é que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais. E se por acaso o rompimento acontecer com o motor funcionando, pode causar grandes prejuízos. Sem essa peça, o motor perde o sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas. A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km ou três anos. Mas uma verificação a cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. Alguns fabricantes já estão usando outro dispositivo no lugar da correia. São as correntes de comando, que executam a mesma função, mas são mais resistentes.

 
     
 

O farol desregulado ou desalinhado, além de atrapalhar a visão do motorista, coloca em risco os condutores que estão na direção oposta, pois, por reflexo, os olhos seguem o ponto mais forte de luz. A regulagem dos faróis é um processo rápido se feito em auto centers especializados. No caso, a regulagem é feita com o auxílio de um aparelho equipado com espelho.

     
As pastilhas fazem as rodas pararem devido ao contato com o disco de freio e a duração está diretamente ligada à forma de uso. O recomendando é verificar a situação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros e a substituição deve ser feita ao atingirem a espessura máxima de 2 mm.
Você pode perceber alguns sinais de que está chegando a hora da troca, como o pedal ficando mais pesado e dificultando a frenagem, ruídos parecidos com assovios.
Se a pastilha gastar e não for trocada, o desgaste pode começar a afetar o próprio disco de freio e uma manutenção que seria simples e barata pode gerar muitos gastos.
Fique atento para que seu carro não fique sem freios.
 
     
 

A junta homocinética serve para transmitir a força do sistema de transmissão, para as rodas e ao mesmo tempo, permitir que as rodas girem mesmo quando o carro muda de direção ou passa por buracos.
A peça articulada que liga o semieixo a roda é um importante componente no sistema de transmissão de força do veículo e têm longa durabilidade, em geral 40 ou 50 mil quilômetros, mas necessitam de alguns cuidados especiais para que seja garantida a sua vida útil. Excesso de torque, trancos nas arrancadas, excesso de carga e veículo desalinhado provocam desgaste prematuro.
Se você ouvir ruídos e estalos ao esterçar pode significar algum problema na junta homocinética..
Pneus, rodas, alinhamento, balanceamento, carro e moto e muito mais.

     

Fazer a verificação do fluído de freio se faz necessário para que os condutores tenham a certeza de que o veículo vai frear com qualidade mesmo estando em alta velocidade. Diversos acidentes são causados em consequência do descuidado de condutores para este elemento considerado de vital importância ao funcionamento do veículo. Conheça algumas dicas sobre verificação de fluído de freio.